O JORNALISTA MORTO

Valerio-Luiz-1

 

 

Por LGFerreira

Saíram duas reportagens no site da Globo, agora em março, sobre a morte de um jornalista esportivo. O nome dele era Valério Luiz e foi morto a tiros, no dia 05 de julho de 2012, em Goiânia.

Resumidamente, o caso foi que o jornalista, torcedor do Atlético Goianiense, fazia duras críticas aos dirigentes do time, em especial a Adson Batista e Maurício Sampaio, sendo que este último está preso por “suposto” envolvimento no crime.

Lendo a reportagem podemos chegar a algumas conclusões importantes e que transcendem a rixa que originou o crime. Os links são estes:

http://m.globoesporte.globo.com/go/noticia/2013/03/morte-na-radio-parte-1-o-crime-que-levou-um-clube-paginas-policiais.html

http://globoesporte.globo.com/go/noticia/2013/03/morte-na-radio-parte-2-o-futebol-na-investigacao-de-um-assassinato.html

Como isso não repercutiu no Brasil todo? Eu mesmo nunca tinha ouvido falar deste crime que aconteceu em julho do ano passado! A experiência mostra que quando o caso é grave e não há repercussão existe gente graúda no meio. A desavença entre Valério Luiz e Maurício Sampaio era grande e estava tomando proporções ainda maiores, inclusive com o impedimento de ele entrar nas dependências do clube e o assédio aos seus chefes para demiti-lo. Chegou ao cúmulo do assassinato.

O Brasil está na lista dos dez países mais perigosos para os jornalistas (http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/brasil-entra-em-lista-de-10-paises-mais-perigosos-para-jornalistas,3628a798579dc310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html), ou seja, exercer a liberdade de expressão aqui é bastante perigoso.

Não há nenhum estado brasileiro onde não haja senhores de engenho que determinam o certo e o errado, que o governo não seja conivente com os poderosos, que a população não sofra com a violência e com a corrupção.

Este caso específico é o estereótipo da sociedade brasileira. O jornalista sem medo, o cartola de rabo preso e a atitude ignorante. Depois há o abafamento do caso, a confusão de depoimentos dos envolvidos, uma prisão ou outra por pouco tempo e na sequência tudo fica exatamente como estava. Sabe o que é pior do que um governo corrupto? Um governo incompetente. Quando juntamos os dois dá isso aí que assistimos todo dia no Cidade Alerta.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s