Ahhh, os estaduais!!!

Reprodução- Apostas Online

Hoje tive uma discussão com um colega de trabalho sobre os campeonatos estaduais.
Diferentes moldes nos CINCO cantos do país, times dos quais nunca ouvimos falar e surpreendentes resultados.
Flamengo perdendo para Audax (quem?), Palmeiras sendo goleado pelo Mirassol, Grêmio perdendo para Cruzeiro-RS, entre outros, demonstram que os times ou não estão nada preparados para o restante da temporada ou não dão a menor importância aos estaduais.
Eles são longos, pouco concorridos e “não valem nada”. Eu penso diferente. Penso que os times grandes, principalmente, deveriam lutar ao máximo para começar a temporada com um título, por menor que seja seu valor, para alavancar e dar confiança ao elenco, além de já ir se preparando para o restante do ano e vendo o nível dos adversários.
Ta certo que no campeonato carioca isso não vale muito (e ai entra a discussão com o tal colega), porque além dos quatro times grandes conhecidos (Flamengo, FLuminense, Vasco e Botafogo), não há sequer algum time na Série B.
A discussão começou com um vascaíno zuando dois palmeirenses sobre a goleada do Mirassol e foi se estendendo até chegar no nível técnico dos campeonatos estaduais.
Comecei a questionar e dizer que apesar de não ser o modelo ideal, o Campeonato Paulista é sim o de maior nível técnico (acreditem se quiser) e o mais disputado.
No Campeonato Paulista são cinco times que estão na primeira divisão (Corinthians, São Paulo, Ponte Preta, Portuguesa e Santos) e mais cinco também na Série B (Palmeiras, Oeste, Guaratinguetá, Bragantino e São Caetano). No carioca, são os quatro grandes na Série A e só… nenhum na Série B…. Enquanto em Minas (que segundo meu colega é o campeonato estadual de maior nível técnico), há dois na primeira divisão: Cruzeiro e Atlético-MG, e mais  dois na Série B, América e Boa Esporte. Já na sul, há apenas Inter e Grêmio na primeira e nenhum time na segunda…. Na realidade, só descrevi a fase de alguns estaduais para comprovar que o Paulista é o mais forte dos campeonatos estaduais, não que seja um belo campeonato e nem que seja disputadíssimo, mas poderia ser um bom campeonato se o nosso querido Marco Polo del Nero pensasse um pouco e mudasse o modelo da competição, porque convenhamos, 19 rodadas no primeiro turno, com jogos únicos nas quartas e nas semis.. com vantagem para os quatro melhroes da tabela e dois jogos de final.. não vejo coerência alguma.
Eu, particularmente, não sou amante de pontos corridos… Sim, concordo que é um pouco mais justo, porque o time de melhor campanha durante toda competição torna-se campeão… mas quem disse que campeonato tem que ser justo? Pô… nada como a emoção de estar na final, coração palpitando, boca seca, noites sem dormir.. nada supera isso…
Só acho que as federações deveriam pensar em formas de atrair mais público, em formas de fazer as disputas serem mais importantes e mais interessantes….
Por isso que eu digo, que saudade que tenho da Rio-SP… Sul-Minas.. etc…. isso sim era competição… times grandes, disputas muito interessantes e finais mais do emocionantes e, além disso, títulos que valem algo.
Claro que o fato dos estaduais acontecerem junto com a Libertadores (finalmente a CBF mudou o modelo da Copa do Brasil e os times que estão na competição sul-americana só entram na disputa a partir de agosto) apaga um pouco o brilho do espetáculo, mas se pensassem em tudo.. não apenas em uma competição, fariam com que os torcedores dessem mais valor e os atletas e dirigentes lutassem por conquistar o primeiro título do ano.
Obviamente também há a situação dos clubes menores, que se prepararam o ano inteiro para a competição estadual. Então, pensando dessa maneira, sem Rio-SP, Sul-Minas (que já foram extintos), qual seria o modelo ideal?
Para mim, 16 times divididos em dois grupos (jogando entre eles)… Os quatro melhores de cada  grupo se classificam, e há sim partida de ida e volta nas quartas, ida e volta nas semis e ida e volta na final (ou se for para ter somente ida, que seja na final)… O que vocês acham?

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Ahhh, os estaduais!!!

  1. alexmirkhan

    Acho que podia voltar a ter campeonatos regionais, que nem o Nordestão, com os 8 principais times de cada estado. Aí os times menores jogariam no segundo semestre campeonatos locais para tentar se classificarem e acabaria com os estaduais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s