SEU STATUS DEPENDE DA TRAGÉDIA DE ALGUÉM

maikon leite

 

“Seu status depende da tragédia de alguém. É isso, capitalismo selvagem”

(Racionais, Mano na Porta do Bar)

Como já disse Alex, meia do Coritiba: “acho que a CBF não tem uma interferência dentro do futebol tão grande. A CBF cuida apenas da Seleção Brasileira. Quem realmente cuida do futebol brasileiro é a Globo. A gente sabe que a Globo trabalha na dependência da novela. A gente brinca aqui no Coritiba que os jogos de quarta-feira só rolam depois do último beijo da novela“.

Nessa pegada, a incompetente CBF divulgou semana passada o calendário dos campeonatos do ano que vem adaptados à Copa do Mundo. Uma das mudanças é o início dos estaduais, que será em 12 de janeiro. Levando em conta que a última rodada do brasileiro é dia 08 de dezembro e que os jogadores tem 30 dias de férias, sobram três dias para a pré-temporada. Isso mesmo, três dias!

A própria existência dos estaduais é contestada faz tempo, mas isso é outro papo. O que aconteceu em função da divulgação deste calendário é que vale esta postagem. Vários atletas de diferentes times se uniram e soltaram o seguinte comunicado:

Nós, atletas profissionais de futebol, com representantes em clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, vimos, de forma oficial, demonstrar nossa preocupação com relação ao calendário de jogos divulgado na última sexta-feira (20/09) pela Confederação Brasileira de Futebol para o ano de 2014.

Devido ao curto período de preparação proposto e ao elevado número de jogos em sequência, decidimos nos reunir, de forma inédita e independente, para discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por nós a milhões de torcedores.

Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessário e, para tanto, solicitamos uma reunião com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questões propositivas e de comum interesse.

Estamos convictos de que dar esse primeiro passo significa caminhar na direção do profissionalismo, da transparência e da busca pela excelência no futebol de alto rendimento praticado no Brasil.

Contamos com o apoio de outros atletas e convidamos todos os profissionais do futebol e apaixonados pelo esporte a se unirem a nós nesta iniciativa em benefício do futebol brasileiro.

Informaremos ao público o andamento e os resultados desta nova discussão assim que possível

Sem mais para o momento,

Alessandro (Corinthians)
Alex (Coritiba)
Alex (Internacional)
Alexandre Pato (Corinthians)
Anderson (Paraná Clube)
André Rocha (Figueirense)
Arouca (Santos)
Barcos (Grêmio)
Bolívar (Botafogo)
Cássio (Corinthians)
Ceará (Cruzeiro)
Cícero (Santos)
Corrêa (Portuguesa)
Cris (Vasco)
D’Alessandro (Internacional)
Dedé (Cruzeiro)
Deivid (Coritiba)
Dida (Grêmio)
Diego Cavalieri (Fluminense)
Douglas (Corinthians)
Edson Bastos (Ponte Preta)
Edu Dracena (Santos)
Edu Schimidt (Sem Clube)
Elano (Grêmio)
Elias (Flamengo)
Fabinho (Criciúma)
Fábio (Cruzeiro)
Fábio Santos (Corinthians)
Fabrício (São Paulo)
Fahel (Bahia)
Felipe (Fluminense)
Fernando Prass (Palmeiras)
Gilberto Silva (Atlético-MG)
Ibson (Corinthians)
Jadson (São Paulo)
Jefferson (Botafogo)
Juan (Internacional)
Júlio Baptista (Cruzeiro)
Juninho Pernambucano (Vasco)
Kleber Gladiador (Grêmio)
Lauro (Ponte Preta)
Léo Moura (Flamengo)
Leonardo (Criciúma)
Lima (Portuguesa)
Lincoln (Coritiba)
Lúcio Flávio (Paraná Clube)
Luís Alberto (Atlético-PR)
Luís Fabiano (São Paulo)
Luís Ricardo (Portuguesa)
Maldonado (Corinthians)
Marcel (Criciúma)
Marcelo Lomba (Bahia)
Marco Antonio (Atlético-PR)
Moisés/Meia (Portuguesa)
Moisés/Zagueiro (Portuguesa)
Neto Baiano (Goiás)
Paulo André (Corinthians)
Paulo Baier (Atlético-PR)
Paulo Cesar (Sem Clube)
Rafael Moura (Internacional)
Rafael Sobis (Fluminense)
Roberto (Ponte Preta)
Rodrigo (Goiás)
Rogério Ceni (São Paulo)
Serginho (Criciúma)
Souza (Portuguesa)
Thiago Ribeiro (Santos)
Tinga (Cruzeiro)
Titi (Bahia)
Valdívia (Palmeiras)
Valdomiro (Portuguesa)
Victor (Atlético-MG)
Wendel (Vasco)
William (Ponte Preta)
Zé Roberto (Grêmio)

Tendo como a nata do futebol brasileiro 23 retardados mais sei lá quantos imbecis na comissão técnica, que desfilavam mudos seus penteados e arrogâncias nos gramados da famigerada Copa das Confederações enquanto o governo massacrava a população do lado de fora, tal iniciativa é incrível, beira o inacreditável. A evolução do futebol atropela qualquer interesse econômico e social, é a necessidade que se impõe à realidade forçada. Na sociedade escravagista a necessidade era a presença dos negros nos campos, passou para a profissionalização do esporte, os praticantes e clubes, foi para melhor estruturação, padronização dos campeonatos, fim do passe, respeito aos torcedores e, agora, na época do capitalismo selvagem, a necessidade que se impõe é de reverter a situação de gado de corte dos jogadores pela de profissionais, seres humanos com limitações, que não podem simplesmente ser trocados e tão pouco apenas usados para tornar bilionários os milionários.

Os rumos da profissão devem ser guiados pelos profissionais e não pelos chefes, é o princípio básico do sindicalismo. Aliás, vai além disso, está relacionado aos direitos humanos ter condições dignas no exercício do trabalho e os jogadores sempre foram colocados de lado em prol do incremento de outras áreas ligadas ao lucro. O futebol não pode mais ser tratado apenas como espetáculo. Apesar de ser espetáculo é profissão, é papo sério. Com um calendário esdrúxulo desse – que não é novidade – todos sofrem, desde o jogador que vai ter que jogar estafado até nós torcedores que teremos que assistir 22 almas se arrastando em campo. O primeiro passo rumo ao rompimento da lógica CBF-Global foi dado.

Links: http://www.espn.com.br/noticia/357912_jornal-movimento-por-mudancas-no-futebol-brasileiro-tem-75-jogadores-incluindo-astros

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2013/09/1346475-75-jogadores-dos-principais-times-brasileiros-se-unem-para-mudar-calendario-do-futebol.shtml

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “SEU STATUS DEPENDE DA TRAGÉDIA DE ALGUÉM

  1. ódio eterno ao futebol moderno!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s