Gol de Gonzalo Higuaín

Por Domingos Carminatti

Quando saiu da mais alta realeza ibérica para as estreitas e pobres ruas pisadas pelo cano da bota, onde se come boa pizza – mas não as de calabresa -, Gonzalo Higuaín deixou a nobre catequese espanhola para seguir um ídolo argentino quase pagão, não fosse este acometido por uma intervenção divina em 22 de junho de 1986.

Conta o uruguaio Eduardo Galeano que o compatriota do atacante do Napoli  “não apenas era digno de admiração pelo gol do artista, bordado pelas diabruras de suas pernas, como também, e talvez mais, pelo gol do ladrão, que sua mão roubou”. Naquela tarde, no México, Diego Armando Maradona esfregou nos narizes ingleses, de punho fechado, a bravura argentina, ferida pela Guerra das Malvinas. Consagrado campeão mundial, no ano seguinte o baixinho canhoto levou os napolitanos ao descontrole com a conquista do scudetto sobre a arrogância da Velha Senhora.

Pouco depois de declarar sua vontade em repetir o feito, desta vez na temporada 2014/15, Higuaín jogava a segunda partida das semifinais da Copa da Itália, contra a Roma, em Nápoles, quando, após o intervalo, Diego Maradona entrou no estádio San Paolo, sob ovação, nove anos após sua última aparição. No primeiro minuto da etapa final, o espanhol Calejón passou para Higuaín, que devolveu a bola mansinha, de calcanhar, mas o disparo do camisa 7 parou nas mãos de Pepe Reina. Na cobrança de escanteio, o camisa 9 da seleção argentina testou para o gol. Loucura em Diego, sandice nas arquibancadas e classificação garantida à final contra a Fiorentina.

Às vésperas da Copa do Mundo, a Providência parece estar do outro lado do rio da Prata. Perspicaz, sacou o alemão que intermediava o contato humano com a divindade e colocou em seu lugar um ítalo-argentino, hincha de San Lorenzo, para ter que la mano de diós abrace a taça.

url

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s