A TORCIDA MENOS TEMIDA DO BRASIL

ls

No jogo Corinthians x San Lorenzo, ontem, tive uma experiência das mais refinadas da minha vida: fiquei no nada temido setor oeste do Fielzão, local com a menor concentração de havaianas do futebol brasileiro. Lá não se pode fumar, não se pode gritar, não se pode ficar de pé e os gritos não são proibidos, mas parecem ser tamanha sua raridade. Reza a lenda que tirar a camisa também é proibido, o que não é de se espantar.

Porém, a maloqueiragem vândala das torcidas espreita por detrás das colunas de mármore. Assisti um rapaz, assistindo o jogo de pé, ser xingado gratuitamente porque estava de pé. Convenhamos que é um absurdo ficar de pé no “estádio” com cadeiras de tão fino estofado aguardando para receber a pele fina de nossas nádegas sobre elas, não é mesmo? É muita coisa fina para ser ignorada. Aquele desobediente foi obrigado a sentar sob as ordens do bedel de arena, que foi aplaudido (!). Juro.

Só que o mais interessante estava por vir. Tem um letreiro eletrônico de frente para esse setor e sempre que a Gaviões começa a cantar, a letra aparece lá para o pessoal que não sabe a letra cantar junto. Que revolução minha gente! Foi isso o mais interessante.

Talvez não. Talvez o mais interessante tenha sido ver o cara de polo amarela, vestido com uma capa de chuva, em um setor que é coberto e nem estava chovendo. Ou este mesmo cara xavecando três adolescentes usando a velha tática do imbecil invertido, aquela que você trata a pessoa como imbecil, mas na real o imbecil é você. Ele usou essa tática perguntando se elas sabiam o que era impedimento. Boa hein?!

De polo amarela, com capa de chuva, no setor coberto e sem chuva. Muita maloqueiragem.

De polo amarela, com capa de chuva, no setor coberto e sem chuva. Muita maloqueiragem.

Não, não, não, lembrei. A melhor foi saber por estas três adolescentes que o Luan Santana estava no jogo, elas inclusive tiraram uma foto com ele, eu vi! Será que foi essa ou elas apontando quando o MC Gui (quem?) apareceu no telão? Sei lá, muitas emoções.

Teve também a discussão pelo lugar marcado, o pipoqueiro que anda com uma caixa escrito popcorn, o caminho para chegar na confortável cadeira – que é todo revestido de mármore e com escadas rolantes, o que só se encontra nos melhores shoppings centers de São Paulo – os selfies, com pau ou sem, a porta automática, a simpatia dos PMs e mais uma infinidade de coisas.

Nossa, como pude me esquecer? Tava rolando um jogo de futebol lá, isso que foi o mais interessante. É que com coisas tão legais ao redor quase que me esqueço. Ainda bem que no fim a voz do telão me avisou o resultado do jogo, né meu?!

PS: É tudo tão legal no setor oeste que ele deveria ser demolido! :)

Shopping JK Iguatemi? Não, apenas mais uma arena.

Shopping JK Iguatemi? Não, apenas mais uma arena.

Anúncios

22 Comentários

Arquivado em Uncategorized

22 Respostas para “A TORCIDA MENOS TEMIDA DO BRASIL

  1. Thiago lhp

    Vc foi no setor que é destinado a isso mesmo infelizmente todo clube tbm precisa do dinheiro desse tipo de torcedores.. seria sim preocupação se esse hábito fosse na,bancada o que não é o caso pq teve uma,festa bonita a altura do glorioso

    • O texto foi mais para o lado do humor escrachado, mas o que quis mostrar é que as restrições vem aumentando e este modelo que era restrito a um setor tende a ser aplicado nos outros também. Fui em todos os setores do Pacaembu por muitos anos e na numerada, apesar de sempre ter rolado essa de ficar sentado e tal, a coisa era com mais liberdade, não precisava ficar um cara vestido de fosforescente dizendo aos outros o que fazer. Quanto aos setores norte e sul, estes representaram, pra variar.

  2. Nossa, que figura caricata esse tiozim da capa de chuva!

  3. Silvio D´Amenti Junior.

    A Arena é linda, os setores são maravilhosos,e só brasileiro prá não gostar de ver jogo sentado e com conforto.
    Ela poderia ir no setor Norte, assim ficaria como quer, de pé ,gente sem educação, e não veria o jogo,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    • Porque é visualmente bonito você está todo satisfeito? Futebol é muito além disso meu amigo, a questão aqui é cultura de torcer, mas a forma como você generaliza as pessoas do setor norte e os brasileiros diz muito mais a respeito de você do que deles. Aliás, você que parece prestar para muita coisa é de qual nacionalidade já que brasileiro não presta? Ou você é uma grande e bela flor no meio do matagal?

  4. Highlander

    Não e entendi o que você foi fazer lá. Deveria ter ido ao shopping.

  5. Jair Soarea

    Só Darwin explica um texto como este… E só Darwin explica um ser até hoje não entender que quando ele fica em pé, fica na frente de todo mundo que está atrás, seja criança, mulher ou idoso. Êêê povinho ignorante..

  6. João

    que merda de texto hein. Só porque você não é como as pessoas dali acha que é melhor? cada um tem um jeito de torcer. Só faltou aquela famosa frase: “Morte ao futebol moderno”. reclamar de escadas rolantes e marmore é muito atraso. Acho também que esse pessoal do morte ao futebol moderno gostaria que o futebol estivesse ainda sendo Jogado com bola de capotão, o time treinando em campo de terra, um pasto no lugar do gramado, etc. E qual o problema as pessoas não usarem chinelo? eu sou pobre e nem por isso uso chinelo. texto ridículo do começo ao fim.

  7. Sebastião Mota

    Nossa, quanta bosta… Você defecou legal pela boca agora. Se você vai no setor mais caro do estádio, com certeza vai achar pessoas menos “povão” lá… Por que você não foi no setor Norte, onde fica as organizadas? Ou na Sul? Aliás, por que você quando for lá (se tiver coragem) no setor Norte falar para alguém de lá que a nossa torcida é a “menos temida” do Brasil? Eu te desafio, mas acredito que você não seja homem o suficiente para isso.

    • Caro Sr. Macho, não tinha arrumado ingresso para o setor que normalmente vou (sul) porque o fiel torcedor, pra variar, deu pau. Aí, aos 45 do segundo tempo, arrumei este para o setor oeste superior e como meu interesse é o Corinthians fui do mesmo jeito. Em 20 anos acompanhando o time sei qual setor é destinado a qual tipo de pessoa, porém, a elitização extrema que vemos acontecer atinge primeiramente os locais em que as pessoas menos se posicionam, que é o caso das cadeiras. Antes não tinha lugar marcado e nem vigia pra ficar falando o que poderia ou não ser feito. Eu poderia tirar a camisa e fumar meu cigarro tranquilamente nas numeradas do Pacaembu. Só que agora querem me ensinar como torcer e aonde torcer.

      Caso não tenha percebido fiz um texto de humor pegando exemplos para mostrar este ponto de vista que expus neste comentário e não vou na norte dizer que eles não são temidos porque seria uma mentira, o que já é uma verdade no setor oeste, entendeu?

  8. Silvio

    Qual o problema em quer ver o jogo sentado numa cadeira com número pela qual vc pagou? vou lá pra ver o corinthians jogar, não pra cantar porcaria de hino de torcida organizada. bons temos que se gritava seeeentaaaa e caboclo sentava pra ver zenon, sócrates, palhinha, biro, basilio, zé maria…E quando precisava, todo mundo gritava corinthians, corinthians, corinthians!!! Sem que ninguém precisava dizer o que eu vou dizer pra incentivar o time. Abs.

  9. Eduardo

    Nossa…. Que post ridículo…. E que opinião mais ridícula ainda….
    Quer dizer que “ser proibido fumar”, assistir ao jogo sentado (pois assim todos conseguem ver o jogo) e respeitar o lugar (pois as pessoas têm direito a sentar na cadeira pela qual pagaram) é o mau do futebol?!

  10. Quer dizer que o seu direito (gosto) tem que se sobrepor ao meu ? Eu quero assistir ao jogo no local que escolhi e sentado e porque você, um retrógrado atrelado a um espetáculo que havia na década de 70 e acredita ser o dono da verdade absoluta sobre o que é um evento esportivo, eu preciso me submeter a sentar no concreto, junto de gente fedorenta e mal educada ? É isso mesmo ?
    Ou então correr o risco de tomar um copo com urina na cabeça atirado por um sujeito que acha isso engraçado ?
    Tenho que além de tudo isso, não ter lugar para estacionar o carro e por isso deixá-lo na mão de flanelinhas, tomar chuva porque estádio de futebol não deve ter cobertura, comer um cachorro quente horroroso e comprar amendoim com casca do ambulante, afinal, só assim posso me definir como torcedor do time do povo.
    Faz o seguinte : compra uma camisa do Juventus e passa a frequentar o campo da rua Javari, porque seu tempo acabou.
    E felizmente as viúvas do Vicente Matheus , do time da canelada e do gol de bico não têm mais vez no Corinthians.
    Vai estudar marketing esportivo ou da próxima vez que o coxinha for para os Estados Unidos, vai assistir um jogo da NBA ou NFL e depois posta o que achou aqui.

  11. Mario

    Bom mesmo é sentar no cimento rústico, tomar chuva, visitar banheiros imundos, comprar amendoins transportados em sacos nojentos e comercializados por vendedores clandestinos…
    Bom mesmo é chegar cedo ao estádio, escolher seu lugar e, minutos antes de começar a partida, ser expulso pelos gentis e educadissimos torcedores das organizadas que se auto-intitulam os donos das arquibancadas…
    Bom mesmo é compartilhar um bom baseado ao lado de um desses simpáticos torcedores. Essa experiência fantástica inclui o acompanhando do preparo…
    Pra quem não sabe como enrolar esse famoso cigarrinho, tá aí uma boa oportunidade!
    Bom mesmo é presenciar atos de vandalismo, brigas, assassinatos, emboscadas….
    Bom mesmo é poder levar sua família aos estádios….
    Mas o melhor de tudo é ficar em casa e assistir a Copa dos Campeões da Europa, e poder criticar toda aquela desorganização, sujeira, estádios caindo os pedaços, arquibancadas vazias, gramados esburacados, times falidos e medíocres, não é mesmo?
    Viva o futebol…
    Vai CORINTHIANS!

  12. Danilo Ta. Miranda

    E lá é tão ruim que VOCÊ estava lá … hahahahahahahaha

  13. Joao

    larga mão de ser preconceituoso se a pessoa tem dinheiro que pague pra ir nesse setor ué, não existem só um tipo de torcedor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s