O HOMEM DOMESTICADO

SINALIZADOR

“CBF e Rede Globo, o câncer do futebol”. Com esta frase escrita em uma faixa, cerca de 10 torcedores acenderam sinalizadores neste domingo no jogo Corinthians x Grêmio para protestar contra o preço abusivo dos ingressos e as condições do futebol brasileiro.

Porém, a forma escolhida para fazer este protesto não foi bem aceita por vários torcedores que estavam no local. No mesmo momento em que os sinalizadores foram acesos copos d’água e xingamentos voaram na direção deles. Houve uma pequena confusão e dois deles foram presos, entregues à polícia pela própria torcida.

Há bem pouco tempo atrás, quando as arenas estavam sendo inauguradas, se ouvia muito sobre um tal “novo modelo” de torcer e de torcida. Atualmente não ouvimos mais falar sobre isso, sabe o motivo? Porque já virou realidade. A projeção de marketing ganhou corpo e agora senta nas cadeiras das arenas.

A célebre frase de Malcom X de amar os opressores e odiar os oprimidos com a ajuda da imprensa aterrissou de vez no Parque São Jorge. Nesta empreitada temos a voraz ajuda daqueles que supostamente deveriam organizar o futebol, resumo mais que perfeito nos dizeres da faixa de protesto, ou seja, o motivo de acender sinalizadores nunca foi tão justo.

Aliás, já foi mais justo sim. Quando seu time entra em campo, faz gol, ganha um título. Fumaça, cor, bandeiras, baterias, loucura, choro. Tudo que sempre marcou a maioria das torcidas vem se resumindo a virar um mero consumidor de um produto. Precisa ver a alegria juvenil de meia dúzia quando vê o seu nome impresso numa cadeira de plástico, chega a ser chocante de tão ridículo.

Estes respeitadores da ordem e dos bons costumes proferiram xingamentos ensurdecedores aos que protestavam. Enquanto isso, no decorrer do jogo, silêncios constrangedores destes faladores. Silêncio às vezes quebrado pelo ridículo grito de “bicha” ao goleiro gremista, ou ao “chupa Felipão” no fim do jogo. Xingar de bicha pode, mas acender sinalizador não pode. Entendeu?

Ser cagueta agora é legal sabia? Respeitar leis burras e desnecessárias é a última moda na Arena Corinthians. Sobre esse tipo de gente, os papagaios da mídia, meu avô dizia: quem muito abaixa a cabeça acaba mostrando a bunda.

Em cima deles os burocratas e capitalistas do futebol se criam e quanto a isso é necessário dar os parabéns, vocês conseguiram.

Conseguiram que o STJD seja mais importante para o campeonato dos que os pontos que o seu time ganha.

Conseguiram fazer com que as súmulas dos árbitros sejam mais temidas do que os atacantes adversários.

Conseguiram fazer o lazer de muitos virar o consumo de poucos.

Conseguiram fazer torcedor brigar com torcedor porque quer torcer.

Toda a lei joga algumas pessoas na clandestinidade e esta mesma clandestinidade sempre gera resistência. É ridículo, mas aqui no Brasil acender sinalizador é desobediência civil. Vamos perder um mando de campo por causa disso? Que surjam outros sinalizadores no campo que formos jogar. Em Manaus, Ribeirão Preto, Belém, Mato Grosso, Minas, qualquer um.

Que surjam mais focos de desobediência a leis cretinas, que esgotem as cidades onde vamos jogar. Talvez tenhamos que mandar jogos até na Argentina, mas aí tudo bem, porque lá eles mantêm a tradição das arquibancadas e as nossas organizadas poderiam mostrar todo o seu potencial de novo.

Enquanto os argentinos barbarizam nos seus estádios, no Brasil, na tela da Globo, seu time é representado por um cavalinho de pelúcia e você ainda dá um sorrisinho quando o vê. Parabéns, você foi domesticado.

Anúncios

13 Comentários

Arquivado em Uncategorized

13 Respostas para “O HOMEM DOMESTICADO

  1. Gianluca

    apenas uma palavra: MITOU.

  2. Vamos pra cima desses elitistas!! Não deixemos eles acabarem com nossa cultura de torcer! Faço parte de um movimento aqui no RS, O POvo do Clube, que luta contra a elitização no Internacional. Vamos nos unir pra fortalecer a luta em nível nacional? Um abraço!

  3. Aleatório

    Nossa não acredito que perdi meu tempo lendo esse texto imbecil….se vc gostava de violência em estádios, nenhum lugar pra sentar, ir em banheiro que era pura merda e mijo, para de ir em estádio então seu retardado….nossa de todos os textos que já li sobre protestos contra a Globo e CBF, esse sem dúvida é o mais imbecil….MEU DEUS

    • Desculpe se frustrei sua expectativa de dizer que ficar sentadinho é mais legal, é que estou acostumado a ver algo que chama futebol e não xadrez, mas logo se vê que pensar não é muito sua praia pelo nível do comentário.

      • Aleatório

        Hahahahaha e pelo jeito nem a sua que se diz torcedor de futebol….pois o “protesto” inteligentíssimo que você ditou neste texto inutil pode tirar mandos de campo do Corinthians…e eu estava no estádio e posso dizer como fiel torcedor de verdade: Não fiquei sentado nenhum minuto assim como a maioria da torcida, não parei de incentivar nenhum minuto, assim como a maioria da torcida….e por causa desses “protestantes” inteligentíssimos como o senhor que se diz defender o verdadeiro futebol e não o xadrez, ficou quase 5 minutos a partida parada sem nenhuma visão do campo por causa da fumaça…👍👏👏👏
        Ah, sem contar os 6 minutos de acréscimo que o juiz deu que o Corinthians tomou sufoco por causa desses “torcedores” justiceiros…
        Agora vamos todos parar para refletir: construir um estádio para dar conforto a seus torcedores, não ter mais briga em estádios, e o nível da torcida que frequenta é errado, e atrapalhar seu clube e 36 mil pessoas que não vão talvez poder assistir seu time porque 5 fizeram ele perder o mando é certo….nossa que inteligente reflexão….

    • Agora melhorou, sem xingamento a ideia flui melhor diz aí. Mas vamos lá. Me responda uma coisa, por que os sinalizadores de fumaça são proibidos?

  4. Chris

    Cara, concordo com seu texto, ressalvando a defesa ao uso de sinalizadores. O protesto foi justo e necessário, mas que usassem uma faixa maior, em cores fluorescentes, já com o uso de sinalizadores não concordo. Porra, todo mundo viu a merda que deu na Bolívia, o risco a integridade física dos torcedores é inegável e portanto não pode ser apoiado.

  5. Corinthiano

    Ui, esse aleatório coxinha não quer estádio sujinho porque tá cheio de ácaros e germes, quer privadinha com jato de água na bunda pq é mais higiênico… vai se fuder.

  6. Renan Mendes Ferreira

    Gostei muito do texto, fico feliz em saber q outras pessoas tem um pensamento parecido com o meu, alguns ficam com medo de perder mando de campo, enquanto nós estamos perdendo algo muito maior q é o direito de torcer, e a pena para casos de sinalizadores acesos é de multa, ñ sei de onde tiraram q o time pode perder mando de campo, a ñ ser o q o stjd descumpra essa lei ridícula, sonhava em um dia ir pro estádio e ver a torcida acender vários sinalizadores, como outras torcidas fazem, nesse jogo ñ estive presente, mas por essas e por outras, a minha vontade de ir pro estádio vai diminuindo cada vez mais, mas acredito q as torcidas vão resistir a isso, e vão poder torcer como antigamente.

  7. david

    https://www.facebook.com/video.php?v=847079745313441 Os conservadores no auge de suas certezas pouco fundamentadas, baseadas na emoção nunca vão entender que os valores estão invertidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s